Seguidores

quarta-feira, 21 de julho de 2010

Greve dos peritos médicos é um pedido de socorro

Poço de maracutaias que ainda enriquece larápios e espertalhões de todos os matizes, a Previdência Social (INSS) é um órgão importante que se recusa a tomar juízo. Essa realidade é tão indigesta que forçou os peritos médicos, classe que normalmente prefere manter-se distante de polêmicas, a deflagrar uma greve nacional.

Os médicos não estão visando o egoísmo de melhores salários. Suas reivindicações estão mais focadas no que interessa aos seguradores do que aos seus próprios umbigos. Muito embora a paralisação esteja prejudicando, somente em Goiás, cerca de sete mil e quinhentos segurados em apenas 15 dias, a cúpula do órgão se lixa às reivindicações. O que são elas? Pedidos esdrúxulos e absurdos que não podem ser atendidos? Nada disso, trata-se de aspirações que são de interesse da própria organização.

Senão vejamos: Os doutores solicitam que seja realizada uma campanha educativa, interna e externa, mostrando o papel da perícia. Temerosos de serem agredidos, o que acontece sempre, rogam que um profissional neutro informe ao solicitante o motivo das recusas. Exigem a ampliação das nomeações no último concurso e preenchimento de todas as vagas existentes. O próprio INSS calcula a defasagem de peritos em mais de mil profissionais.

Solicita o bom senso no estabelecimento de 30 horas semanais como forma de aperfeiçoar os espaços existentes e propiciar melhores condições de atender a demanda. Zelosos na profissão, querem liberdade para trabalhar sem interferências externas ou externas que acabam ferindo a ética.

Os peritos médicos demandam o que devia ser norma: a ocupação de cargos com poder de decisão sob a batuta de servidores competentes e não por pessoas despreparadas. Hoje, por incrível que pareça pseudoprofissionais decidem assuntos sem ideia da gravidade. Algumas áreas, de competência de médicos peritos, são ocupadas por gente que plantava couve e foi indicada por um padrinho influente.

O segmento cansou-se de ver o triunfo da incompetência em detrimento do que merece o cidadão. Estão fartos de tolerar desmandos, falta de organização administrativa e descaso com o dinheiro de quem trabalhou duramente. Exigem, em nome de quem não tem como resolver os problemas, tempo e estrutura para atender a população brasileira com segurança, cuidado e dedicação.

Inclusive, notem bem a responsabilidade, o movimento considera o aumento salarial com a parte menos importante nas demandas. De todas as greves que proliferam no país, muitos com absurdo teor político, a dos peritos médicos do INSS é uma das mais significativas. Para o bem da população e não contra ela.

O que fez o governo e a cúpula até agora? Aproveitando-se que as filas são virtuais, e o sofrimento restrito a agoniados lares, finge-se de morto. O funeral é o do próprio órgão em que repousam as esperanças de pais de família que anos a fio depositam uma parte importante fruto de seu trabalho. Espantoso concluir que não interessa organizar o INSS na seriedade que o contribuinte merece. Oxalá os responsáveis tomem juízo. Um bom começo seria ouvir os peritos médicos.
Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário.

Um comentário:

  1. Olá Rosenval. Achei seu blog pesquisando sobre como vai a greve dos perítos. Tinha uma perícia marcada para o dia 15/07 e por causa da greve foi remarcada para o dia 24/08. Ou seja desde o início de julho não recebo o meu salário de vigilante. Para ser exato, por causa de umas faltas que tive devido meu problema se saúde, mais uns motivos que não copreendi recebi R$ 140,00. Depois mais nada. Além de suspenso meu plano odontológico que era extendido para minha ex-esposa e meus pais que estavam em tratamento. Além da suspnsão também do meu dúvidoso plano de saúde por falta de pagamento. É, vida de mais um emnosso país não é fácil. Acho que em qualuer lugar mas aqui é um pouco pior.
    Mas diante do seu relato, apoio a greve. Não o conheço nem seu trabalho, admito. Mas o terei em mais alta consideração. Seu relato me parece preciso e angustiante. O INSS é algo vital e importantíssimo para ser tratado assim por esse e todos os governos anteriores. Todos cães sarnentos. Miseráveis!! Como pode algo que faz parte de algo que é importante para tantos brasileiros desgraçados, como eu, ser levado assim? Casa da mãe Joana. Terra de ninguém. Seus colegas de trabalho não tratam desse assunto mas usam e abusam das mrtes no Rio principalmente e a de São Paulo. Bando de vermes de cadáver!!!!
    Mas o pior de todos vejo ao olhar para o espelho. Vejo ao olhar ao redor. O povo brasileiro. Calado. Passivo. Cordeiro. Pateta. Idiota.
    Espero que essa greve traga algo de bom no fim. Para todos.

    ResponderExcluir