Seguidores

quarta-feira, 8 de julho de 2009

O maior legado do governo Alcides

Sob o aspecto de verbas que jorraram generosamente, a imprensa não tem o que reclamar do ex-governador Marconi Perillo. A parte mais expressiva das verbas autorizadas foram se acomodar no berço de empresários do segmento. Mas a tática, que teve como objetivo criar, digamos assim, um clima favorável ao governo, contribuiu gerando empregos aos profissionais do setor.

Por razões de estilo, de cofres que foram encontrados vazios e de um turbamulta de embaraços, dr. Alcides colocou o pé no freio e a torneira apenas pingou cautelosamente. Muitas publicações, principalmente as do estilo caça-níquel, ou fecharam ou reduziram suas atividades. Infelizmente muitos colegas perderam o emprego. Os competentes logo encontraram um cantinho ao sol. Faz parte.

Toda a história descrita nos parágrafos acima já é de conhecimento geral. Nenhuma novidade. O que vale acrescentar, e que acaba sendo o aspecto mais relevante, é que o manda-chuva de Santa Helena é um democrata. Poucas vezes os jornalistas tiveram tanta liberdade para realizar seu trabalho.

Em minha visão particular – ressaltando que os ex-governadores Maguito Vilela e Marconi nunca me constrangeram com censuras –, dr. Alcides deu um passo a mais. Ele não deixa margem para sequer ouvir os caçadores de cabeça ou “aceçores” que ensejam vendetas pelo que não gostam de ouvir. Recentemente ele deu um pito – foi uma delícia – em dois urubus que pediam a guilhotina de um jornalista.

Uma posição que fortalece quem deseja atuar seriamente. Ao contrário do que já me ocorreu, jamais recebi um único telefonema desse governo “sugerindo” suavizar críticas pontuais. Veterano no ofício, o atual capo da Secretaria de Comunicações, jornalista Marcos Vinicius, é de uma elegância admirável.

Ao tratar os colegas em condições de igualdade, negando o que não pode atender e decidindo com eficiência o que é possível auxiliar, o responsável pela Secom imprime um ritmo que valoriza o governador.

Essa particularidade de Alcides é importante em diversos aspectos. Sabendo que o chefe não aceita degolar os críticos, secretários e subordinados preferem dar satisfações produtivas a ameaçar quem se atreve a divulgar problemas a serem resolvidos.

Com isso, todos ganhamos. O verdadeiro exercício da liberdade não é fácil. A via cômoda é a de criar mecanismos que seguram as reclamações. Seja pela via do jimbongo que amacia ou do azorrague que castiga.

Sendo assim, em meio ao atoleiro de questões sérias a resolver, o governador Alcides Rodrigues tem o mérito de aceitar – com tranquilidade pouco habitual entre os que sentam no trono do poder – jornalistas que cobram soluções e apontam erros. Parece algo trivial, mas não é. É um avanço significativo. Demonstra respeito à inteligência do contribuinte.

Rosenwal Ferreira é jornalista e publicitário

Um comentário:

  1. E acho que eese comentário,deve se estender ao grande democrata Luis Inacio Lula da Silva.O que ele apanha da grande mídia,que esconde seus méritos e seus valores,e ainda deixa o barco correr?Felizmente estamos bem tanto no estado quanto na união de verdadeiros democratas!Será que alguém vai se lembrar de anunciar o premio que a UNESCO concedeu ao Lula?Não,com certeza vão dar mais enfase a pilantragem do Serra em dizer que a ONU o premiou como o maior ministro da saúde de todos os tempos,escondendo que foi uma ONG picareta dirigida por uma medica picareta,que concedeu tal premio e com suas apropriações indevidas dos genericos,do PSF,SUS e do tratamento da AIDS.Mas ainda bem que o povo,com alguma forragem no estomago,raciocina,e isso deixa a imprensa de direita isolada,falando somente a sua elite.

    ResponderExcluir