Seguidores

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

A Polícia Militar de Goiás irrita poderosos

Desde que o coronel Carlos Antônio Elias assumiu o comando geral da Polícia Militar de Goiás, os barões do crime organizado entraram em polvorosa. Não é fácil duelar com um profissional obstinado que faz da ética um sacerdócio inegociável. A refrega fica pior quando o sujeito é corajoso e não tem rabo preso.

Logo de início, sem alarde ou quizilas particulares, ele varreu os inconvenientes, colocando no “front avançado” oficiais com linhagem militar irretocável. Suportou em silêncio o arrufo e as previsíveis irritações de interesses contrariados. Suas energias foram canalizadas para sufocar a criminalidade. Numa guerra desigual, considerando que o banditismo não exige licitações, os avanços estão acorrendo com sacrifícios que poucos imaginam.

Adotou tolerância zero nos desvios de conduta dos homens de farda e ordenou bater de frente com os tubarões da safadagem. Com isso, comprou rixa natural com os que acostumaram a manter ações criminosas em acordos que untam vários umbigos. O cartel que controla jogos de azar, incluindo os caça-níqueis que parecem brotar do solo como se fossem de outro planeta, está furibundo.

Sem mistérios, exigiu pulso firme no combate aos narcotraficantes, receptadores de mercadoria roubada, ferros- velhos e gatunos que já ousavam intimidar policiais. Quem conhece dos bastidores, sabe que a tática surtiu efeito e está irritando milionários que os anzóis da lei ainda não fisgaram.

Alguns deles, agastados com prejuízos na rentável moenda do lucro criminoso, ordenou desforra incendiária. No rol das sacanices, inclui desgaste – sob todos os métodos possíveis – da cúpula que reza na cartilha do coronel Antônio.

A macabra trama dos chefões das quadrilhas é espalhar o terror para desmoralizar o comando. O que interessa a esse grupelho ordinário é afastar os que ousam bulir com suas engenhocas de furtar tolo. Alguns deles chegam ao atrevimento de frequentar colunas sociais e degustar vinhos de safra nobre acompanhados de figuras carimbadas da alta sociedade.

Para a aflição da calhorda que se atola na libertinagem, existem duas pedras no caminho das suas más intenções: o secretário de Segurança Pública, Ernesto Roller, e o governador Alcides Rodrigues. Afáveis no trato particular, esses dois homens públicos provaram ser valentes em defesa dos que acreditam. Resultado: não será fácil, como já acorreu no passado, desmontar os que estão coesos em defesa da comunidade.

Os que atualmente ocupam posições de confiança não estão no cargo por acaso. Antes de imaginar que cedo ou tarde eles vão retroceder no combate ao crime, doa ao poderoso que doer, é melhor preparar as malas e mudar para o raio que os partam. Goiás não tem vocação para se transformar no Rio de Janeiro. O atual comandante, assim como os que estão ao seu lado, tem o respaldo dos homens de bem.



Rosenwal Ferreira é jornalista e publicitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário