Seguidores

quarta-feira, 23 de junho de 2010

E agora Deputada Isaura Lemos?

Destruir reputações de jornalistas, com o objetivo de encobrir verdades e desmoralizar denúncias documentadas, é uma prática comum na politiquice brasileira. Em meus 38 anos de praia, já suportei tormentas e engoli sapos dos mais indigestos. As táticas de intimidação, embora desqualificadas no conteúdo, foram irritantes e atormentaram minha saúde. Dificuldades para dormir, úlcera, diabetes e pressão alta são como cicatrizes do campo de guerra.

O jornalista brasileiro tem que matar um leão por dia. No cerrado goiano o buraco é mais embaixo, enfrentamos touro a unha em todas as horas de nosso ofício. Faz parte. Quem mandou escolher uma profissão desgastante cujo salário básico é um dos piores entre as categorias organizadas? Entrou na chuva tolera os raios ou vai cantar em outra freguesia.

No clima das histórias falsas, fofocas, intrigas, processos absurdos, ameaças de morte e outra bobagens que a gente não se acostuma, mas aprende a enfrentar, algumas falsidades acertam o fígado com mais força. Principalmente quando os que nos acusam não possuem o menor mérito social.

Recentemente tive que aceitar, em nome da prática do bom jornalismo envolvendo direito de resposta, uma falsa imputação mentirosa até os ossos. A Deputada Isaura Lemos, protegida sob o manto da imunidade parlamentar, lascou o seguinte título: “A HISTÓRIA COMPROVA ROSENWAL FERREIRA É CALUNIADOR.”

A composição do texto, ao que consta escrito à quatro mãos por um grupelho de sua folha de pagamento, não provou absolutamente nada contra minha reputação e minha ética profissional. Mesmo assim, o ardil serve para me espicaçar e está disponível nos arquivos. Juridicamente eu não podia fazer nada.

Quem diria que a justiça brasileira, tão morosa, tão flexível com os poderosos, chegaria rápido para lavar minha alma? A deputada Isaura Lemos é uma das primeiras a ser excluída vítima do projeto de lei batizado como ficha limpa. Quem afirma, e confirma claramente, que ela é suja é a lei. Não sou eu. Todas as vezes que a critiquei, atuando em dupla com o esposo Euler Ivo, foi com base em ações factuais, amplamente registradas. Sempre tive o cuidado de checar com várias fontes.

E agora? Como é que fica Deputada? Existe um complô estadual e nacional contra a senhora? São todos caluniadores? Ou será que tudo foi uma armação deste escriba? Que artigo a distinta parlamentar vai escrever para desmerecer a verdade que veio à tona? É bem possível que a senhora ainda consiga brechas na lei para safar-se e ainda continuar sendo eleita. Estamos no Brasil. Mas, cedo ou tarde, vai colher o que plantou. Boa safra.


Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário