Seguidores

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

O bom exemplo do Senador Demóstenes Torres e o mito Lula


O goiano Demóstenes Torres foi eleito, por um seleto e plural corpo de jurados, como o segundo melhor senador da República. As vozes discordantes ficam apenas com os que não concordam com a posição indicada. Boa parte dos brasileiros entende que ele merecia o primeiro lugar no ranking. O destaque do parlamentar merece redobradas atenções por motivos distintos. O primeiro deles é que ele nunca se deixou subjugar pelo endeusamento do Presidente Lula.

Em todos os anos que subiu à tribuna, agiu firme como fiscal da oposição, foi justo nas avaliações e não se deixou intimidar com o poder avassalador dos que controlam a chave do cofre. Soube, como poucos, manter-se coerente apostando na inteligência do eleitor. Jamais fez jogo de cena para agradar a platéia ignorante e não se atirou nas águas do populismo do voto fácil.

Sem bajulações ou verbas generosas, conseguiu o respeito dos jornalistas pelo irretocável senso ético. Nos momentos de incertezas, informações truncadas e trambiques mal disfarçados, foi um porto seguro na informação confiável. O seu método foi simples e devia ser copiado. Demóstenes cercou-se de profissionais confiáveis dos quais exigiu honestidade. Ele mesmo foi um exemplo do que esperava.

Nenhum parlamentar no senado note bem, nenhum, foi tão crítico aos arroubos ditatoriais do semi-Deus petista, mostrando claramente os desatinos de um governo com tendências ao caudilhismo político. Agiu sabendo que Lula surfa na onda de uma incontestável aprovação popular e, mesmo assim, as pesquisas comprovam que será eleito com honras.

Inteligente e humilde na dose certa, Torres sabe que Lula se tornou ícone porque Fernando Henrique Cardoso lhe deu a base necessária. Ele não tem receios na hora da falar a verdade e não trata o eleitor como se fosse uma criança sem rumo. Não faz campanha querendo ser pai do povão ou na base dos discursos hipócritas. Usa uma linguagem objetiva fazendo-se entender. Nada mais.

Provou, e milhões de votos vão confirmar isso, que o caminho para o sucesso é a fidelidade aos bons propósitos. É a consciência de um dever cumprido. O Senador Demóstenes Torres (DEM) não tem complexos por estar fora do círculo do poder. Não mantém inveja dos que nadam em benesses que enriquecem. Ele se fez importante cumprindo a função para a qual foi eleito. Um exemplo para a nação e um orgulho para todos os goianos.

Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário.

Email: rosenwal@terra.com.br

Twitter: @rosenwalf

Um comentário: