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quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Lições de turismo na Tailândia

Pérola do turismo internacional: a Tailândia está para Índia como o Canadá para os Estados Unidos. Explica-se: o país possui todas as qualidades da terra de Mahatma Gandhi e nenhum de seus defeitos. É uma nação com alto grau de maturidade espiritual, leveza no cotidiano, uma hospitalidade que permeia todos os gestos, clima magnífico e paisagens de tirar o fôlego. Ao contrário da Índia, a alimentação é de excepcional qualidade, a limpeza das ruas impressiona os visitantes, a água é saudável e as atrações exalam perfume. Além de tudo isso, o local paradisíaco oferece um leque de artesanatos e roupas de boa qualidade a preços inacreditáveis. Para se ter um exemplo, é possível adquirir um vestido que faria bonito em qualquer boutique personalizada por apenas R$ 30,00.

O que mais interessa, e que pode ser aproveitado pelos responsáveis pela área de turismo no Brasil e no Estado de Goiás, é o foco na profissionalização do setor. Todos os detalhes são voltados para agradar os visitantes. Os aeroportos das cidades litorâneas – charmosos, cheios de flores e com arquitetura diferenciada – oferecem lanches de graça aos passageiros. Os sorrisos acontecem com generosidade. As exigências, minimizadas ao máximo; as informações são tão precisas que todos se sentem em casa.

É possível perceber, com muita clareza, que existe uma perfeita simbiose entre o governo e a iniciativa privada. Os estrangeiros recebem um rigoroso suporte. Tanto que o maior temor de um tailandês é que o viajante procure uma autoridade, principalmente um policial, para reclamar que está sendo lesado ou incomodado. As sanções são imediatas e tratadas como um gesto que lesa a economia.

Outro importante fator, e que pesa no retorno de milhões de visitantes, é que não existe exploração nos redutos mais importantes. Os preços obedecem a padrões com variações mínimas e quase imperceptíveis. Isso vale tanto para atrações de grande procura quanto sítios menos valorizados. Isso se chama respeito. E foi idealizado como proposta do Estado Tailandês.

Atrevo-me a indicar, com a experiência de quem já se aventurou em quase 70 nações em todos os continentes, a Tailândia como ícone de uma terra capaz de agradar os mais exigentes. É claro que muitos vão apontar a lacuna de que eles, os hospitaleiros e honestos tailandeses, não entendem quase nada de inglês. É verdade, no território em que domina o Siamês, quando o cidadão afirma “yes” não quer dizer absolutamente nada. Na dúvida, e sempre dispostos a agradar o turista, eles dizem “yes” para tudo. O melhor é que, no final, tudo se resolve e termina numa boa gargalhada. Definitivamente, não dá para ser infeliz numa monarquia na qual o turista é o rei.

Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário

Um comentário:

  1. Qual seria o custo de uma bela viagem dessa????

    Moro em Goiânia

    Grande abraço

    Nilton Filho
    Estudante de Publicidade e Propaganda
    niltonfchaves@hotmail.com

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