Seguidores

segunda-feira, 21 de março de 2011

O que faz a Secretaria de Esportes e Lazer?

No início do ano, o secretário Luiz Carlos Orro escolheu o mais lustroso de seus chapéus, convocou a imprensa e fez um discurso emocionado como se tivesse recuperado boa parte dos brinquedos do Parque Mutirama. A ação midiática derreteu como sorvete. Qualquer observador mais atento logo notou que o acontecimento era uma farsa. As atrações continuaram enferrujadas, as engenhocas mecânicas mais expressivas não foram reativadas, não havia nada de novo para atrair as crianças e a presença de dinossauros estáticos avalizava a operação brucutu.

Poucas semanas depois o parque moribundo perdeu as esperanças de recuperação em médio prazo. Com a licitação envolta em suspeitas, o prefeito Paulo Garcia jogou a toalha e lavou as mãos. Não iria se meter em trapalhadas com início na administração anterior. Mas para que serve a Secretaria de Esportes e Lazer? Todas as responsabilidades recaem apenas no colo de Paulo Garcia? Orro não acompanhou o desenrolar dos negócios? Não teve responsabilidade nenhuma? E se teve, não garante o taco?

No calor do episódio, com o desconforto já em pauta, o prefeito perdeu uma boa oportunidade de se livrar de um secretário cuja eficiência deixa muito a desejar. Afinal de contas quais foram os acontecimentos de alto nível que esse órgão emplacou na capital? O segmento de esportes e lazer tem sido tão atraente quanto suco de chuchu. Com exceção de algumas ações anêmicas (estilo passeios de bicicleta, pista de cooper em zona urbana para atender mauricinhos e patricinhas e outras perfumarias) não fomos capazes de sediar nada digno de registro.

Ao contrário de outras capitais, que unem criatividade e esforço para criar eventos capazes de promover o turismo em época de vacas magras, nos contentamos em ser meros expectadores de bondes que passam. Após o fracasso em trazer a Copa do Mundo para os ventos do cerrado, o órgão sentou num confortável sofá.

Teoricamente, mas apenas no campo das quimeras, Luiz Carlos Orro teria acesso aos corredores palacianos via seus amiguinhos da esquerda raivosa. Marconi Perillo mal colocou as sandálias do poder e mostrou que faltava tutano. Com alguns telefonemas conseguiu trazer um jogo importante para turbinar a capital.

Enquanto isso o Paço Municipal, sob a batuta de Orro, sequer aponta rumos para resolver questões crônicas. Estamos carentes de locais apropriados para shows, o circuito de esporte amador está murchando, o divertimento das crianças na periferia é se afogar em enxurradas e sequer temos um planejamento efetivo para os próximos meses.

O abandono a que Goiânia foi relegada no período de carnaval – inclusive com os responsáveis pelo turismo saindo de cena para lavar as mãos em outros rincões – demonstra claramente o estado de espírito em promover nossa jovem capital.

Pelo que consta, o secretário tem sido pródigo em viagens, momento que se delicia nas empreitadas gastronômicas, entretenimentos musicais, praias, atrações planejadas e divertimento organizado aos detalhes. Ou seja: se une aos milhares de goianos que vão buscar lazer, praticar esportes e realizar turismo em capitais cujas secretarias são mais eficientes do que a nossa.

Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário

3 comentários:

  1. Excelente e oportuna sua reportagem. Precisa comentar e averiguar o Programa Segundo Tempo que também está sob o comando dele, Kuiz Carlos Orro. Faz tempo que os estagiários que deram aula lá não recebem seus miseros salários. KD o dinheiro? O gato comeu? KD a verba do Ministério
    do Esporte? Os programas sociais da secretaria estão TODOS parados. Por favor, investiguem. Felipe Camargo

    ResponderExcluir
  2. Rosenwal, solicitamos que mande investigar também as ações da ex secretária de educação do município de Goiânia, a Sra. Márcia Carvalho e seus assessores. Aqui é uma vergonha, sabe porque? Porque ela cobrava altas comissões para liberar processos de construção e reforma de escolas municipais, além de desviarem verba da merenda escolar. Por favor, ponha a boca no trombone por nós. Servidores da secretaria municipal de educação.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosenval, parabéns pela suas palavras lúcidas, e que vaz nos refletir sobre a atuação do secretário de esporte da prefeitura de Goiânia e do seu oportunista partido (PCdoB).

    Outra questão que vale ressaltar que o partido do Secretário, até pouco tempo atrás vivia arrotando por todos os cantos, como sendo éticos, e defensores do povo, no entanto não é isso que estamos vendo.

    Outro fato que nos leva a indignar, é que partido do secretário nas últimas eleições teve um dos seus principais lideres (Fábio Tokarski), o diploma de suplente de deputado federal cassado, por ter captação inlícita de recursos durante a campanha eleitoral, e agora, esta vergonhasa licitação, para a compra da Montanha Russa, no parque mutirama.

    Esperamos que o Prefeito de Goiânia, tome providências em afastar da prefeitura, o secretário e demais membros do PCdoB, o mais rápido possível, como resposta a sociedade que esta cansada de tanta falta de vergonha e inresponsabilidades com a administração pública, principalmente, por parte de quem se dizia estar do lado do povo, e que a história prova o contrário, a exemplo do PCdoB.

    ResponderExcluir