Seguidores

quarta-feira, 30 de março de 2011

Os acertos de Paulo Garcia

Superfície mais visível nas engrenagens da administração pública, os prefeitos levam surras homéricas dos críticos. Fato compreensível considerando que suas ações afetam nosso cotidiano de forma mais perceptível. Recentemente, em diversos artigos, tenho questionado a capacidade de alguns homens fortes do “staff” do Governo de Goiânia. Por esse motivo, alguns leitores tiveram a falsa impressão de que tenho um problema de “química” com o atual mandatário do paço municipal. Nada disso.

Com exceção de Nion Albernaz – uma das mais expressivas figuras políticas a sentar no trono da prefeitura e que sempre me tratou com uma deferência acima do que mereço – são poucos os que merecem tanto o meu respeito quanto o Dr. Paulo Garcia. Minha relação pessoal com esse médico idealista não podia ser melhor. É um democrata convicto, mantém ética e senso de honra inabalável e sabe ouvir. Essa última é uma qualidade rara nos executivos atuais. Talvez seja essa a principal razão de minha artilharia contra os que não estão acertando em seu governo. Escrever para quem não lê, ou para quem capta o recado e não liga, é uma perda de tempo. Não é o caso dele.

A tarefa de Garcia não é bolinho que se degusta com facilidade. Ele substituiu Iris Rezende – um ícone com experiência para mais de metro e meio – e não ajeitou uma equipe com o mesmo gás de seu antecessor. Quem está errando até as pedras que circundam a Prefeitura já sabe. Mas existem acertos dignos de registro.

O diligente Francisco Antônio Almeida, por exemplo, faz milagres na Agência Municipal de Obras (AMOB). Mesmo que o asfalto da capital tenha regiões que merecem o apelido de queijo suíço, o homem tem sido um prodígio. Não fossem seus esforços a lambança estaria pior, muito pior. Nunca as chuvas castigaram tanto a capital. Segundo analistas, o tempo acessível para os trabalhos de recuperação foram reduzidos em até 70%. Tenho informações confiáveis de que ele vara madrugadas a procura de soluções com um cobertor curto e centenas de exigências. Merece respeito.

Outro auxiliar que está honrando o cargo é o chefão da Comurg Luciano Henrique de Castro. O motivo do elogio se fundamenta no mesmo caldeirão dos obstáculos enfrentados pela AMOB. As enxurradas não deram sossego, o órgão está defasado em equipamento, a mão de obra está aquém do ideal e, mesmo assim, evitou-se um caos que atingiu outras capitais. É um profissional qualificado que justifica o salário que recebe com rendimento acima da média.

Pois bem, se Paulo Garcia acertar auxiliares desse naipe em todo o seu escalão, poderá vislumbrar uma disputa com possibilidade de se eleger. Se continuar mantendo as cabeças de bagre para azeitar acordos tupiniquins, se afundará junto com eles. Anotem.

Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário
Twitter: @rosenwalf

4 comentários:

  1. Muito bom , fico impressionada com seu discernimento em relações à todos de um modo geral. Por isso e outras coisas adoro tudo que você escreve um grande abraço e torço para que o Paulo Garcia saiba o que fazer para que todos fiquem satisfeitos ....

    ResponderExcluir
  2. Rosenwal, seria uma pena empanar os elogios com as criticas que você tem feito a determinados auxiliares escolhidos apenas e tão somente com base em critérios politícos. Ápesar de eu achar que os critérios do prefeito são equivocados: qual apoio efetivo que ele pode ter em número de votos ou verba para o esporte com o folclórico Luiz Carlos Orro na Semel?

    ResponderExcluir
  3. Caro Rosenwal,
    o velho ditado "quem não puxa saco puxa carroça"!!! Mas Vangloriar esta administração é demais, não dá para pensar em reeleger o que vai de mal a pior. O homem integro Paulo Garcia não pode ser confundido com o homem que administra uma cidade na inoperância e sem nenhuma expressão popular. Que Francisco Almeida e Luciano Castro vem desenvolvendo um bom trabalho em quanto gestores, eu não tenho dúvidas, mas permitir que os presidente da AMT E CMTC permaneçam em cargos não correspondidos...Aí me desculpa se eu estiver errado ou talvez louco, pois não sou conivente com erros e desacertos desta gestão. Excelente artigo.

    ResponderExcluir
  4. Faltou falar do tão decantado do nosso sistema de ônibus e por conseguinte da atuação do RMTC of Goiânia City.

    ResponderExcluir