Seguidores

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Ação de vereadores dignifica a Câmara Municipal de Goiânia.

Num raro momento de lucidez, uma ação acima dos partidos e das picuinhas, os vereadores de Goiânia aprovaram uma legislação que pode salvar o pouco que resta do cinturão verde que protege a capital, mais especificamente no quadrilátero do Rio Meia Ponte próximo à Universidade Federal. Foi uma vitória dos ecologistas contra a especulação imobiliária violenta e irresponsável.

Em linhas gerais, o projeto de lei especifica terrenos com metragem mínima de dois mil e quinhentos metros quadrados, numa região em que o frágil lençol freático não suportaria o tranco de loteamentos com alta densidade populacional. Muito embora a legislação ainda tenha que ser votada em segundo turno e levar a chancela do prefeito Paulo Garcia, foi uma magnífica demonstração de coragem republicana.

Os ambientalistas que acompanharam a longa tramitação da proposta, cuja luta ultrapassa décadas, sabem o quanto foi difícil chegar a esse ponto tão promissor. A Associação Verdivale, criada sem fins lucrativos para defender a região, é testemunha das pressões realizadas nos bastidores. Alguns vereadores ouviram promessas de retaliação, outros recusaram a oferta de mimos impublicáveis, mas todos, sem exceção, entenderam a gravidade que envolvia ceder aos barões do lucro fácil.

Em frutífera reunião, com testemunho de vários cidadãos, o prefeito Paulo Garcia se comprometeu a sancionar a lei e atender os anseios da população que se envolveu na demanda. Parece algo fácil na essência de um estado cujo manancial de água potável está gravemente comprometido, contudo não foi. Poderosos de plantão – incluindo nesse rol até um pastor influente e ganancioso – adquiriram glebas na região e já estavam comemorando lucros exorbitantes.

Eles ainda não desistiram. Acreditam que podem barrar o certo e impor seu estilo com destruição garantida e enriquecimento à custa da degradação do meio ambiente. Dessa vez vão perder. Nada adianta a utilização criminosa de atores globais ou de inescrupulosos que vendem a mãe e a entregam numa bandeja. A comunidade está atenta e sabe dos efeitos danosos do ato de recuar.

Parabéns, vereadores! Não é todo o dia que a turma do bem vence os que enriqueceram destruindo a qualidade de vida da capital. Os senhores dignificaram o cargo e demonstraram respeito à Câmara Municipal. Isso certamente se refletirá nos votos das eleições que se aproximam.

Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário

Twitter: @rosenwalf

2 comentários:

  1. Olá Rosenval, parabéns pela suas palavras lúcidas, e que vaz nos refletir sobre a atuação do secretário de esporte da prefeitura de Goiânia e do seu oportunista partido (PCdoB).

    Outra questão que vale ressaltar que o partido do Secretário, até pouco tempo atrás vivia arrotando por todos os cantos, como sendo éticos, e defensores do povo, no entanto não é isso que estamos vendo.

    Outro fato que nos leva a indignar, é que partido do secretário nas últimas eleições teve um dos seus principais lideres (Fábio Tokarski), o diploma de suplente de deputado federal cassado, por ter captação inlícita de recursos durante a campanha eleitoral, e agora, esta vergonhasa licitação, para a compra da Montanha Russa, no parque mutirama.

    Esperamos que o Prefeito de Goiânia, tome providências em afastar da prefeitura, o secretário e demais membros do PCdoB, o mais rápido possível, como resposta a sociedade que esta cansada de tanta falta de vergonha e inresponsabilidades com a administração pública, principalmente, por parte de quem se dizia estar do lado do povo, e que a história prova o contrário, a exemplo do PCdoB.

    ResponderExcluir