Seguidores

quarta-feira, 27 de maio de 2009

Abusos de Euler Ivo e Isaura Lemos

Agindo como uma espécie de casal 20 às avessas, o ex-vereador Euler Ivo e a atual deputada estadual Isaura Lemos são pródigos em abusar da ignorância dos necessitados, achicalhando o bom senso. Euler Ivo, só para lembrar aos esquecidos, foi desmascarado nacionalmente, via satélite para todo o País, no programa Fantástico, trasmitido pela Rede Globo, no momento em que realizava trambiques com o dinheiro do contribuinte. Foi julgado e cassado. Terminou o mandato aproveitando as brechas da legislação.

Notável por alimentar invasões, o par foi responsável por um trambique mal resolvido que lesou dezenas de operários e fornecedores, no falsete de um fábrica de triciclos que se transformou em pesadelo aos que acreditaram na patuscada.

Unidos como nunca, a parelha utilizou recentemente o dinheiro público, via legislação que dedica espaço televisivo ao partidos políticos, para vender uma mentira que doi até os ossos. Euler Ivo apareceu todo faceiro no horário nobre convocando milhares de goianos a comparecerem numa reunião no Cepal, trazendo uma cópia de sua inscrição no “programa da casa própria.”

Dando ares de seriedade a uma gatunice explícita, Euler deixou claro que a deputada Isaura Lemos pode fazer algo para viabilizar ou acelerar a aquisição de um lar. Não pode. O programa é uma iniciativa do governo federal, e ela mantém tanta influência quanto qualquer um dos colegas parlamentares.

No ardiloso formato de comunicação, fica implícito que eles, Isaura Lemos e seu parceirão Euler Ivo, possuem algum trunfo na manga. Que podem fazer uma bruta diferença no destino dos envolvidos. Trata-se de um falácia. No meu entendimento, é um caso típico de falta de decoro parlamentar e requer pronta investigação do Tribunal Regional Eleitoral. Ou será que é lícito sair por ai alardeando mentiras tão visíveis como estratégia para criar um curral eleitoral?

Esse estilo de embusteirice já devia ter sido banido. No mínimo, merece censura e punição. O ato é um desrespeito ao parlamento goiano. Fica a impressão de que ela, Isaura Lemos, mantém previlégios no segmento da casa própria. Será que nenhum deputado sério enxerga os desdobramentos negativos dessa “astúcia” na caça do voto fácil?

Entendo que é da natureza política explorar filões que rendem votos. Mas não em detrimento da ética e da verdade. Nutrir falsas esperanças é uma maldade em tom maior. O desgosto e a desilusão terminam por atingir toda a classe política. Por essas e outras é que muitos desistem ou deixam de ser reeleitos. Sobram as raposas e o nivelamento por baixo.


Rosenwal Ferreira é jornalista e publicitário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário