Seguidores

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Câmara de vereadores em bons lençóis

Na gestão Cláudio Meirelles, a Câmara Municipal de Goiânia se atolou em farfalhices e escândalos para mais de metro e meio. Com estilo intemperado, o ex-presidente fez regurgitar o que havia de pior entre seus pares. Ninguém sabe dizer até hoje como ele, com uma personalidade tão avessa ao diálogo, conseguiu a proeza de se eleger ao cargo máximo no legislativo goianiense. Mas como a vida política às vezes segue o preceito de Lavoisier: “na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, tudo indica que os representantes do povo tiraram algumas lições da catastrófica administração Meirelles.

O atual presidente, Francisco Vale Júnior, é um vereador sóbrio nos diálogos, diplomata nas desavenças e demonstra zelo com o dinheiro do contribuinte. Resultado: diminuíram as intrigas pessoais, as quizilas improdutivas e o estilo bordel casa da mãe Joana. Uma nova mentalidade, mais proveitosa a quem sustenta os generosos salários, está finalmente se instalando na Assembleia Deliberativa Municipal.

Esse foco mais produtivo mudou o estilo de atuação de nossos representantes. Ainda existe a turma do umbigo próprio e dos grupelhos que brincam de fazer leis. Faz parte. Mas no geral prevalece o espírito do bem comum. Já é possível ao contribuinte encontrar respaldo em políticos que se encontram em pólos opostos. As decisões perderam aquela áurea lúgubre de fritar o adversário em óleo fervente.

Até os radicais estão percebendo as vantagens de ações mais comedidas. Representantes de siglas que se opõem politicamente deixaram o ódio de lado e passaram a discutir no campo das ideias. Com os ânimos serenados, os debates se mostram mais frutíferos. Existem claros sinais de que passou a era dos maus lençóis.

Ao deixar de lado as tricas e futricas, os vereadores podem centralizar esforços no que realmente interessa. É interessante registrar, e poucos analistas perceberam a importância dessa atualíssima realidade, que passou a existir um bloco suprapartidário em defesa do pouco que resta do frágil sistema ecológico que circunda Goiânia.

Sensíveis a um desastre em curso, a maioria dos representantes não está cedendo à ganância dos especuladores imobiliários. Esse grupo, mesmo sob pressões econômicas e estrondosa demonstração de força, está se mantendo firme na defesa do cinturão verde da capital.

O mais gratificante é que a turma do bem notou que pode vencer. Os que sempre apostaram na desunião partidária como tática para triunfar tirando vantagem, estão preocupados. Uma Câmara de vereadores consciente e disposta a agir corretamente não é de interesse dos que monopolizam decisões.

Oxalá esses bons ventos continuem a soprar. É um alívio perceber mudanças entre os que representam a vontade popular. O interessante é constatar que essa nova ótica não interessa aos barões do lucro fácil. A eles é mais proveitosa a lambança irresponsável do que a representação ética. Finalmente surge uma luz no final do túnel, que ela não seja passageira ou ilusória.


Rosenwal Ferreira é jornalista e publicitário

Nenhum comentário:

Postar um comentário