Seguidores

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O PMDB rugiu! Vai morder?

Reunidos no sol escaldante de Brasília e suando bicas com o desgaste na saída de mais um ministro, os principais líderes do PMDB mostraram os dentes rosnando as seguintes frases de efeito: “O PMDB não tem medo de cara feia” e “Quem quer a paz precisa estar preparado para a guerra.” Como discurso intimidatório, para afetar uma presidente que não mantém o calibre populista do antecessor, pode até causar um ligeiro frisson. Na prática tem gosto e sabor de picolé de chuchu.


Qualquer analista mediano sabe que o partido arrasta a asa apenas para manter as sinecuras do poder. Todas as escaramuças têm como finalidade sustentar espaços conquistados. A mais importante agremiação do país não sabe viver ao sol da oposição. Sempre optou pelas sombras do poder. Nenhum analista sério acredita na bravata de que o partido vai defender seriamente candidato próprio ao trono do Planalto.


Essa seria uma aventura de risco. O PMDB de José Sarney, Michel Temer e Cia Ltda só entra em jogo de azar se as cartas estiverem marcadas. São raposas que adulam frangas no galinheiro apenas para deixarem que cresçam e se tornem galinhas apetitosas. Sem essa de sair no agreste à procura de caça fugidia.


Ainda se a habilidade do mestre Lula, um mágico na arte de agradar deixando que todos participem do butim que sangra o contribuinte, Dilma Rousseff ainda está azoinada com os astutos de plantão. Não tem como avaliar se o PMDB vai lacrar a mandíbula e qual será o tamanho da mordedura. Recua taticamente engolindo o fel de parceiros insaciáveis.


Mas existe um componente muito novo que pode conter o rebusnar dos que hoje ameaçam conter ímpetos da faxina. O eleitor começa a reagir contra a corrupção. Dilma possui pesquisas que demonstram a insatisfação popular. A agremiação pode se enroscar na própria avidez. Se não tomar cuidado corre o risco de ser o alvo preferido dos eleitores que desejam mudanças. Salvando a pele do PT cujo partido se arranhou nas teias do poder. Por enquanto, o rugido do PMDB é um faz de conta. A verdadeira batalha é contra gente miúda de suas próprias fileiras. Se desejarem a paz que exija ética e honra dos afiliados.


Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário.
Twitter: @rosenwalf

Nenhum comentário:

Postar um comentário