Seguidores

quinta-feira, 19 de abril de 2012

CPI vai enrolar José Dirceu e Cia Ltda.

 CPI vai enrolar José Dirceu e Cia Ltda.

          O ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva jorrou acusações, gastou voz nos palanques, usou toda a força do cargo, aglutinou forças que rasgaram uniões em todos os rincões do cerrado goiano e, mesmo com essa avassaladora energia, perdeu as eleições para um de seus mais renitentes desafetos. Jamais perdoará Marconi Perillo. Onde já se viu um político de um Estado periférico desafiar, e vencer, o mais importante ícone da geração que sobreviveu aos anos de chumbo? Pois bem, essa rixa encarquilhada, que sequer foi esquecida nos duros momentos de radioterapia na luta renhida contra o câncer, parece ter ofuscado o bom senso de Lula. Na ânsia de destruir Marconi, e ignorando o alerta de valiosos companheiros, Lula exigiu abrir as comportas de uma CPI.

Imaginou a princípio que seria uma espécie de passeio pelo parque colhendo flores. Os espinhos ficariam apenas com o DEM, atolando-se com Demóstenes Torres, triturado a conta-gotas numa sangria pública para ninguém botar defeito; e com o PSDB se agastando com Marconi empurrado aos poucos na mesma enxurrada. O enredo não flui com a facilidade esperada. Os fatos demostram que o irresistível charme de Carlinhos Cachoeira conquistou a simpatia de gente encastelada em todos os segmentos. Atingindo, também e principalmente, figurinhas carimbadas do PT.  O enrosco do governador do Distrito Federal, o enrolado Agnelo, não foi surpresa porque já estava na conta das perdas e danos embutidas no benefício. Eliminar adversários históricos tem seu preço, e o homem é uma mala sem alça. 

A pescaria começa a complicar quando tubarões graúdos parecem ter engolido a isca com anzol, levando até a vara junto. Com tudo sobre controle, não era para investigar a Delta. O foco seriam apenas o jogo do bicho, os caça-níqueis e as negociatas de Cachoeira escolhidas a dedo. Encrencou geral quando a estratégia saiu dos trilhos. Não dá para fuçar o embaraço, passando tudo a limpo, sem chafurdar nos interesses da empresa. Eis que se constata que ela é, hoje, a firma que mais recebe verbas do PAC -  Programa de Aceleração do Crescimento. Algo em torno de 885 milhões de reais somente em 2011. Certinho? Nem tanto. O salto na participação se deu após uma parceria com José Dirceu, ex-Ministro da Casa Civil no governo Lula, que prestou serviços de assessoria à Delta, por apenas seis meses em 2008. Ele jura que o auxílio foi apenas em função de interesses internacionais. Pode ser. Contudo, na CPI, podem encanar de verificar valores pagos, natureza exata dos serviços prestados e muitos detalhes indigestos.

Lixo será revirado. Os empresários Augusto Quintela e Romênio Machado, por exemplo, declararam numa entrevista que Dirceu fez tráfico de influência em favor da Delta e foi contratado especificamente para facilitar negócios com o Governo Federal. Serão chamados a depor?  Especialistas do setor me garantiram que os tentáculos da Delta, interligados intimamente com o esquema Cachoeira, podem afundar um Titanic de envolvidos. Prevendo tempestades e icebergs pelo caminho, alguns já tomaram providências saneadoras. O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, ordenou detonar todos os contratos com a Delta. Isso mesmo. Depois do Deputado Waguinho ir à tribuna e dizer que não tinha nada errado nas licitações com a referida empresa. Será que esse, digamos assim, antivírus oferece uma blindagem intransponível numa Comissão Parlamentar de Inquérito? Duvido.

A sorte está lançada. Vai ser difícil segurar todas as pontas.  O cheiro de coisa podre se espalhará em todas as direções. Chumbo grosso será trocado no calor das emoções, e poucos duvidam que a babel de envolvidos vai se limitar aos nomes sorteados na primeira safra. A lambança pode ser produtiva se for capaz de punir e expurgar os imorais. Todos eles sem exceção. Entretanto, para quem conhece as vísceras de Brasília, esse é apenas um sonho de verão em solo sem nenhum caráter. O mais provável é que a vingança de Lula se transforme num circo em que os animais atacam o treinador. As besta-feras não vão se contentar apenas comendo o fígado de alguns. Podem avançar querendo a cabeça da Dilma. Afinal de contas, vai ser impossível dizer que a "mãe do PAC" nunca teve nada a ver com a organização que abocanhou a maior fatia do apetitoso bolo.

A tal CPI, pela complexidade e desdobramentos imprevisíveis, certamente vai drenar as energias do Congresso travando uma série de ações. O clima de histeria coletiva – é bom lembrar – foi incentivado por uma orquestrada liberação de partes de um processo.  Assim sendo, o espectro policial, o fato criminoso digno de punição, transformou-se num monstrengo capaz de cuspir fogo sem nenhum controle. Em todo caso, agora é tarde. O bicho vai pegar.


Um comentário:

  1. Ridículo seu comentório, Rosenwal. Quem é Marconi perto de Lula? Faça uma pesquisa nacional colocando os dois como candidatos a presidência em 2014. Aposto que Marconi não crava nem 1%.

    ResponderExcluir