Seguidores

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Paulo Garcia e Câmara Municipal enfrentam e vencem os barões da ganância imobiliária.

          Numa batalha que dura mais de 30 anos, um grupo consciente de ecologistas, cientistas que estudam alterações climáticas, Ministério Público, jornalistas, religiosos, vereadores e moradores que representam profissionais de todos os matizes luta para salvar um quadrilátero que se denominou como Circuito das Águas. A iniciativa culminou com a criação da VerdeVale, uma instituição sem fins lucrativos que agrega, além dos segmentos já citados, professores e alunos da Universidade Federal de Goiás.

          A região, que abraça a área vizinha ao Campus da UFG e do antigo Clube Itanhangá, é riquíssima em minas de água e mantém uma das poucas reservas de mata nativa que protege a bacia do rio Meia Ponte e a qualidade de vida na Capital. Representa uma espécie de berço do lençol freático que abastece Goiânia. Sendo um dos últimos redutos de amplo espaço imobiliário, sempre esteve na mira dos tubarões do lucro fácil. Ignorando o alerta dos pesquisadores, um grupelho de irresponsáveis teimava em vomitar loteamentos de alta densidade populacional no local.

         Para a surpresa destes investidores, as pessoas humildes da região – gente trabalhadora que possui chácaras que herdaram dos pais e dos avôs – se recusaram a vender suas glebas e aderiram aos movimentos dispostos a conservar o nicho ecológico. Aqueles  não se deram por satisfeitos. Tendo adquirido uma parte do local, tentaram dar um golpe utilizando vereadores inescrupulosos.Fizeram pressão junto a funcionários célebres em dar um agá. Adularam Deus e todo mundo e tiveram a ilusão de que o prefeito Paulo Garcia podia ser convencido a entrar na parceria. Felizmente não deu certo.

          Ciente de que a iniciativa das famílias era legítima, o prefeito incentivou sua base aliada a votar o projeto do vereador Djalma Araújo no sentido de permitir apenas lotes de dois mil e quinhentos metros quadrados na redondeza. Sua Excelência assinou ontem o que foi acordado na Câmara de Vereadores. Até parece um sonho que a comunidade tenha vencido essa batalha.

          Não é todo o dia que as cascáveis da destruição perdem a capacidade em destilar seu veneno. Alguns, com razões de sobra para isso, ainda temem algum ardil capaz de impedir a implantação do projeto. Eles apostam que são capazes de sensibilizar o prefeito petista. Sempre estive convicto que quebrariam a cara. Mesmo antes de ocupar o cargo, o Dr. Paulo Garcia afirmou que daria respaldo aos apelos da comunidade. Não mudou uma vírgula em sua firme posição.

     No dia da aprovação da lei, que deixou furiosos os que vivem de benesses de empresários da ala podre, ele confirmou a este jornalista, assim como a outros integrantes da VerdeVale, que iria referendar o que foi julgado pelo Legislativo Municipal. Dito e feito. O bom desfecho desse episódio é alento aos homens de bem. Existem parceiros com seriedade no universo político do cerrado. Mesmo que o assunto possa envolver propinas e sinecuras imagináveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário