Seguidores

quinta-feira, 19 de julho de 2012

O deputado inconveniente X Tenente Coronel grosseiro



Que o Deputado Mauro Rubem possui uma aversão crônica aos que se dedicam ao árduo ofício de manter a ordem no Estado, não é uma novidade para quem acompanha sua carreira com senso crítico. Ele sofre de uma miopia que acompanha a esquerda raivosa e enxerga na farda os requícios da ditadura que assolou o País. Uma distorção que o impede de avaliar o policial como vítima da maré de violência que nos engole o cotidiano. Crítico ferrenho das ações militares, não apresenta nenhuma solução alternativa para enfrentar o banditismo truculento. Sonha manter batalhões que agem na cordialidade da guarda Suíça, mas não oferece a fórmula de combina-lo com os facínoras.
Mesmo inserido neste contexto, não se pode desprezar sua importante função catalisadora de oferecer denúncias a serem investigadas. Seu papel é esse mesmo. Não concordo que ele cometeu um deslize ao dar nomes aos bois na escabrosa delação contida no e-mail apócrifo. Nos bastidores, o nome dos envolvidos se tornou o arroz com feijão de todos os jantares. Ao alardear as acusações, permitiu que os citados pudessem se defender, instigou investigações e tornou inevitável um desfecho capaz de punir caluniadores e/ou culpados.
Quanto ao Tenente Coronel Wellington Urzêda – um oficial com carreira de linha parruda que leva as insígnias da farda no brio dos coturnos – que ficou no olho do furacão, é de se entender que ficou indignado com o teor das revelações. Denúncias sem rosto e sem nome exalam covardia. Mas, convenhamos, se parte da história for verdadeira quem não borraria de receio de se transformar em churrasco do extermínio?
Até o momento, o que se condena nas atitudes do oficial forma suas palavras grosseiras, que deram um tom de arrogância. Na qualidade de servidor público, mesmo com a adrenalina da indignação, devia manter equilíbrio nas frases de efeito para evitar a sensação de confronto. É de se destacar que ele foi jogado aos leões sem o necessário respaldo. Entrevistas que envolvem emoções vulcânicas devem manter a baliza do profissionalismo. Se ele detém o respeito dos superiores, e tudo indica que sim, pois ainda está no cargo, onde se enfiou a assessoria de imprensa da PM? Pois é. Faltou gestão.
No frigir dos erros de conduta, assassinatos, escaramuças, acusações, ações nebulosas e falta de preparo, fica a ingrata sensação de que tudo está de pernas para o ar. Altercações entre autoridades não soluciona coisa alguma. É mais lama em águas turvas.
Rosenwal Ferreira
@rosenwalf

4 comentários:

  1. Bom texto, gostei das palavras e informações.

    ResponderExcluir
  2. Acho que precisa colocar um botão para compartilhamento no facebook.

    ResponderExcluir
  3. Prezado Rosenwal, pode até ser um texto com boas palavras, como disse o Carlos, acima, só que a defesa sem informações do Cel Urzeda acarreta irresponsabilidade. Quem milita na segurança pública goiana está careca de saber das ações truculentas e maldosas desse coronel. Procure se informar melhor antes de defender quem comete erros por detrás de uma farda oficial. Todos sabemos "quem é esse coronel"....

    ResponderExcluir
  4. Lamentável suas palavras sobre o melhor deputado do nosso estado...o anonimato da carta se da pelo risco que o autor corre e não por covardia!

    ResponderExcluir