Seguidores

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Onde está o PMDB?



          No auge da mixórdia que se transformou a votação da medida provisória que procura implementar um mínimo de ordenamento e progresso nas sofríveis estruturas dos portos brasileiros, um dos líderes do PMDB vociferou em voz alta: onde está o PMDB? Muito simples, os membros do partido se encontravam perdidos nos interesses umbilicais que os saciam. As sessões envolvendo o importante assunto para o País evidenciou, mais uma vez, o lado podre da base de apoio do governo. É preciso muito estômago para suportar o nauseante jogo do toma lá da cá, que os ordinários enfiam goela abaixo em quem procura administrar a nação.

           É fato que o PT se enrasca nos tentáculos de um monstro que ajudou a criar. Mas nada justifica a mesquinharia política de um partido que com origens em gente séria como Ulisses Guimarães, Franco Montoro e outras figuras dignas com limites éticos definidos e aceitáveis. Com origens no MDB, o PMDB de hoje, com honrosas exceções que se envergonham,  é um amalgama de aproveitadores que agem como tubarões vorazes controlando o governo sem a responsabilidade de governar.

    Claro que o PT, cujo saco de artimanhas e maldades se iguala ao parceiro do oportunismo, vai aos poucos, mas num processo gradativo, sufocando e engolindo o PMDB que se acha esperto, mas pode terminar se espatifando no penhasco. Haja vista que o grupo de Lula usa a sigla como trampolim para ganhar o poder e se perpetuar no comando. Os acordos são cumpridos apenas quando é de interesse do PT, ao perceber que pode seguir em voo solo, que se danem os escrúpulos e as parcerias. Bem feito. Eles se merecem.

     É até compreensível que os abutres não tenham o menor respeito uns pelos outros. Mas torna-se cruel, algo inadmissível, que o nauseabundo composto de aproveitadores, não tenha um mínimo interesse em resolver tópicos que destroem a capacidade de competição e o progresso que lhes garante um régio salário. Qualquer cidadão racional percebe que o aprimoramento dos portos, seja visando exportação ou importação, é imprescindível para os bons destinos do povo brasileiro. Fazer dessa operação tão crucial, uma feira de barganhas e mesquinharias é ir longe demais.

   O pior do cenário é que não existe luz no final do túnel. A sordidez vai continuar e novos capítulos, como sempre grotescos e ordinários na essência, vão ser incorporados. No modelo que se atolou a nação, dificilmente estas duas correntes de poder vão tomar juízo. Eles perceberam que juntos, mesmo que se engalfinhando para tirar o maior proveito possível dos cofres públicos, são imbatíveis no projeto de manter o poder. O que nos resta? Resta-nos a posição de ficar no auditório observando o circo de horrores, sem forças para interferir no espetáculo que decide o destino de nossas vidas.

   E o povão que pode decidir e expurgar os ordinários? Esse, bem que Lula já advertiu, está mais incomodado com os resultados do jogo dos times de futebol, com a cachaça farta nos fins de semana, com a liberação da maconha, com mais feriados para curtir, com o carnaval, com samba e botecos com cerveja gelada. É uma barbada controlar o País. Cegos são os que enxergam o que está acontecendo. 


Rosenwal Ferreira: Jornalista e Publicitário
Twitter: @rosenwalF
facebook/jornalistarosenwal

Um comentário:

  1. Prezado Rosenwall, parabéns pelo seu trabalho. Muito dignifica o jornalismo goiano.

    Concordo plenamente com o artigo, e lamento que a política brasileira seja feita dessa maneira, ainda mais pelo partido que fundou as bases democráticas no Brasil.

    Não há esperança de mudança para essa estrutura, haja vista que a reforma política não interessa aos políticos.

    Doutro lado, o Governo do PT hoje asteia a bandeira que antes combatia, e a oposição não existe nesse país.

    No Brasil, mais se dá valor a caciques políticos que manipulam o sistema, em detrimento de partidos fortes e programáticos.

    E o povo, infelizmente, é refém de sua própria ignorância política.

    Só a lamentar.

    Emerson Martins Cardoso - Procurador do Município de Morrinhos

    ResponderExcluir