Seguidores

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Advogados de Sandro Mabel conseguem uma vitória que beneficia a sociedade


       As múltiplas ferramentas da internet, tendo como núcleo particular o Twitter, Facebook e comunicações similares, representam uma das mais preciosas e democráticas inovações do século vinte e um. Facilitando a informação rápida, direta e eficiente entre os seres humanos, os computadores, incluindo os telefones celulares, permitem romper os grilhões com a dispendiosa e manipulada mídia tradicional.
   Mas se de um lado a inovação trouxe benefícios, de outro criou distorções que urgem serem corrigidas. A mais visível delas é a sensação de anonimato, que incentiva os usuários a cometerem abusos e injustiças. Essa corrupção de intenções começa a ser corrigida com ações legais eficientes, capazes de enviar uma mensagem aos maus intencionados.

    Recentemente um escritório goiano, Marques Siqueira Advogados, comandado pelo respeitado Walter Marques Siqueira, obteve uma vitória que dá um recado claro aos que teimam em usar a internet para ofender, denegrir a imagem e arruinar reputações. A justiça condenou um usuário a indenizar o Deputado Sandro Mabel por adjetivações que nada tem a ver com o exercício da critica aceitável.

    A sentença estipula o valor de dez mil reais, quantia que não faz diferença para o Deputado. O que importa é a jurisprudência que se cria em torno do tema. Fica cada vez mais claro que as pessoas não podem se esconder nas nuvens da tecnologia para criar constrangimento, desabafar neuroses ou simplesmente exercer o espirito de destruição.

   A falta de ética, de caráter no trato com o semelhante, vai ter um preço. A justiça está sendo cada vez mais rápida e capaz de deixar bem claro os limites entre liberdade de expressão e libertinagem. Acho ótimo.

  Inúmeras vezes fui vítima de ofensas absurdas e acusações infundadas. Não sou o único profissional a enfrentar os delinquentes da internet. Jornalistas de todos os matizes já foram vitimas dos inescrupulosos de plantão. Basta não gostarem de uma análise, seja por interesses contrariados, seja por não concordar com uma tese no campo das ideias e logo surge o batalhão de caluniadores. Sandro Mabel pavimentou uma excelente avenida. De hoje em diante, a partir de um exemplo que deu certo, eu, assim com vários colegas, políticos e pais de famílias prejudicados, pretendo utiliza-la.
   
Rosenwal Ferreira: Jornalista e Publicitário
Twitter: @rosenwalF  

Um comentário:

  1. Caro Rosenwal, não acho que foi uma vitória da sociedade. Pelo contrário. A moral ilibada e a reputação acima de qualquer suspeita é o antídoto contra aqueles que agem de má-fé e vivem a macular a honra alheia. Como você próprio disse, sempre tentaram te denegrir, mas a sua honra, a sua moral e a sua reputação não permitiram que factóides colassem em você. Os que recorrem ao judiciário para calar as vozes dissonantes são, na realidade, sujeitos de moral temerária, avessos ao debate em campo aberto. Pessoas que não precisam mais do que o próprio curriculum para jogar uma pá de cal sobre as calúnias e difamações, como você e tantos outros, não há que calar ninguém via judicial. Abraços. Cloves Reges @regesmaia

    ResponderExcluir