Seguidores

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O padre devorou a Igreja?

               Em minha modesta e infiel análise, o padre Luis Augusto Ferreira sempre foi um oásis na babel de mesmice que debilita, esvazia e enfraquece a Igreja Católica. Ao contrário dos dinossauros que comandam o Vaticano, seguindo nos trilhos de uma cartilha com atraso medieval, o sacerdote Luis encanta os fieis e entende a linguagem do século 21. Suas missas inteligentes, criativas e que permitem alegria no consenso dos estudos de cristãos fazem sucesso. Esse foi o seu erro? É por isso que está proibido de ministrar missas?
                Esclareço que apesar de ser amigo de infância do Padre Luis, e tendo acompanhado durante décadas sua ética atuação, relutei em opinar sobre a quizila para não melindrar uma grande amiga jornalista. A nobre Abadia Lima que mantém laços sinceros e profundos com a cúpula da arquidiocese e certamente enxerga a pendenga com uma sabedoria diferente. Foi um ato de respeito unilateral considerando que ela nunca me pediu coisa alguma.
         Mudei de posição por uma razão que se justifica. Ampla matéria publicada pelo DM me obrigou a discutir o assunto no Jornal da Rádio Sucesso FM, 98,3.  Os ouvintes, incluindo alguns que já haviam me procurado, se exaltaram exigindo que eu solicitasse esclarecimentos. Ao conversar com um interlocutor privilegiado, que em inúmeras ocasiões falou em nome da cúpula da Igreja Católica em Goiás, o mesmo pediu sigilo em torno do seu nome e desabafou uma teoria, testemunhada por duas jornalistas, que me causou espanto.
             Segundo ele, o Padre Luis Augusto Ferreira teria cometido um ato de desvio de recursos. “Não foi por maldade”, acrescentou. “Mas alterou os destinos de uma quantia significativa para uma obra não autorizada pela administração.”, argumentou. “Não queremos polemizar em torno da questão. Mas é isso que aconteceu.” Essa versão já havia sido alardeada antes. Conhecendo o caráter do Padre Luis, jamais dei credibilidade a esses rumores.
           Considerando que a explicação está sendo alardeada, e as implicações são impactais, a melhor opção é a transparência. Não se trata de um assunto que merece se atolar em futricas dos bastidores. Das duas uma, ou o Padre Luis cometeu um grave erro ético, e merece a punição que a comunidade repudia, ou existem invejosos interessados em conspurcar sua reconhecida integridade. A verdade vos libertará.  Assim diz a Bíblia...

7 comentários:

  1. A verdade nua e crua é a seguinte. Quando o Padre Luiz quis aumentar a igreja Sagrada familia, o Arcebispo nao permitiu, Fontes de funcionários da Igreja Sagrada Familia. O Padre bateu o pé e disse que necessitava aumenta-la, pois os fies estavam aumentendo e nao tinha como comportar a todos. O Bispo indagou que a obra era cara e que não podia sustentar. O padre entao rebateu e disse que construiria sozinho. Entao o bispo, após uma viagem viu que a igreja estava sendo construida, falou ao padre que ao fim da construção ele seria removido. Então ele foi para a atos. Chegando la, os fies deixaram de devolver o dizimo na sagrada família e fizeram esta devoluçao na comunidade ATOs. Só que este dizimo, segundo o bispo e varios padres, inclusivo por carta do proprio padre atual da sagrada familia, nao pode ser devolvido em comunidade. Só que ninguem estava devolvendo dizimo a comunidade atos e sim fazendo doação. Somos livres pra fazermos o que quiser com o dinheiro. Isso deixou uma pulga atras da orelha do Bispo, uma vez que a Sagrada familia deixou de arrecadar mais de 450 mil por mes, e o padre Luiz continuou crescendo suas obras. Para finalizar, no aniversario de goiania o Padre luiz foi convidado a celebrar missa no parque de exposição, onde durante esta missa ele recebeu o anuncio de que receberia do governador Marcone um cheque de 500 mil reais. Dinheiro este que nunca chegou a receber, mas que a partir deste dia, os acontecimentos citados aconteceram PADRE LUIZ FOI IMPEDIDO DE CELEBRAR. Coincidencia?

    ResponderExcluir
  2. A verdades vos libertará!! As palavras mais sábias que li durante toda essa confusão!!

    Helio Francisco

    ResponderExcluir
  3. moço do ceu... vao procurar saber o motivo, que foi DESOBEDIÊNCIA! Nada de desvio, nada disso não!!!! Que canseira, vao estudar, ler a bíblia, sair da escuridao da ignorância pelo amor de Deus, parem! O arcebispo ta ruim de saúde, péssimo, e vcs só sabem falar dele! Quanta burrice nesses fiéis que seguem a um padre, e não a Cristo! Pelo amor de Deus gente SILÊNCIO! E vão procurar saber o que ele realmente fez, ele que é o errado da história, seus ignorantes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma pessoa muito mal informada para dizer tantas asneiras, quem dera se tivesse dois padres como o Pe Luiz, os pobres com certeza seriam mais amados. Não é idolatria ao pe. seu "ignorante" é amor por aquele que faz o que Jesus Cristo mandou "Tive fome e me deste de comer ,estava nu e me vestiste..." qual outro padre faz isso hein? Procure se informar não é briga com arcebispo e sim o direito de expressar nosso desejo de vê-lo novamente em prol do necessitado.

      Excluir
  4. Mostrai-nos então o erro dele e calaremos. Até agora nada foi dito, apenas ficamos sem um grande cristão. Cristão que luta pelos pobres como jamais vi em nenhum outro em goiania, politico, padre, bispo, pastor. Cristão que celebre e leva o seu amor, como poucos no Brasil. Cristão que reconhece seu erro, mas exige sua volta. Cade a parte da arquidiocese. Só estamos querendo que a arquidiocese faça a sua parte. Mais uma vez o Padre conseguiu mostrar sua grandeza e humildade, aceitou seus erros, pediu perdão, se calou, esperou, sofreu. E a arquidiocese o que fez?

    ResponderExcluir
  5. TODOS SABEMOS, DA DIGNIDADE DO PADRE LUIZ AUGUSTO.

    respondendo o anonimo acima, Ninguém é imbecil de seguir coisa ruim. Se a Goiania inteira gosta do Padre Luiz, porque algo bom ele vem fazendo ao longo dos anos, ele não caiu de paraquedas, na igreja.Como chegou em goiania, o Dom washinton e seu auxiliar Dom Waldemar, eles querem uma igreja arcaica, que perde todos os dias milhares de fiéis para as igrejas envagelicas.Padre Luiz Augusto, homem de Deus preocupado com a familia, com os menos favorecidos. Vive 100% a Palavra de Deus.
    Este HOMEM, não merece esdte castigo, esta perseguição que é imposta a ele.
    Deus fará Justiça.

    ResponderExcluir
  6. Ao que tudo indica, a Igreja de Roma se vê novamente envolta em mistérios, conspirações, e o causador de tudo isso parece ser, o de sempre, mamón, o dinheiro. Lê-se acima que a paróquia deixa de recolher mais de $$450 mil por mês à Cúria com a saída do padre, e os fiéis ficam atordoados sem ter a quem seguir, louvar, etc. O que diferencia os cultos do padre com o que se vê em muitas igrejas "evangélicas" é uma ligeira mudança de conteúdo, o fim acaba sendo o mesmo: grana. E pensar que o Mestre não tinha uma pedra para deitar a cabeça ao dormir.

    ResponderExcluir