Seguidores

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Desmandos na SECMEL?

Que a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer se tornou um feudo, capaz de absorver apaniguados do Partido Comunista do Brasil não é segredo para ninguém. O que o prefeito Paulo Garcia não sabe, e certamente tendo conhecimento vai tomar providências, é que existem pontos obscuros na confraria de amigos do Secretário Luiz Carlos Orro e existem documentos sendo entregues pessoalmente aos jornalistas independentes.

Para um tira gosto inicial, no rol de um calhamaço que está em meu poder e não tive tempo de checar, registros, quem diria, entregues por uma fonte ligada ao PC do B, incitam questionar a carga horária e a função de alguns funcionários do povo. Transcrições demonstram, por exemplo, que o servidor Jorge Luis Rodrigues se firmou no Tocantins e continuou recebendo da Prefeitura de Goiânia. Erro de datas? Lapso humano? Poder ser.

Das correções que me parecem dignas de exame, existem vários funcionários em regime de 40 horas – o que implica em horário integral – e que constam na planilha da SECMEL como lotados apenas na parte da manhã. Na lista os comissionados João Paulo Pereira, José Henrique Guarnieri, Renata Pereira dos Anjos, Divino Ramos da Silva Faleiro, Uerleison de Jesus Silva, Kellen dos Santos Abadia, Martha de Lurdes Dias Batista. É possível que os mencionados estejam sendo vítimas de um erro burocrático. Pelo menos é o que garante a assessora Larissa. Se for isso, minha denúncia serve para que se possa corrigir o engano.

Nós ligamos vários dias procurando um tal de Maycon Johnathan Batista Sousa, lotado como Agente de Serviços Operacionais e apontado na relação como fantasma. Dizem que o homem surtou, sumiu e vai ser exonerado. Outro caso interessante é de Gilson Ramos Santos, Analista de Saúde, que está em Anápolis atuando como diligente professor de basquete. A SECMEL garante que ele cumpre e completa sua carga horária apenas nos finais de semana. Quem for bom em matemática que explique.

Um funcionário de alto nível, que conhece o sistema por dentro, nos garantiu que o órgão está em débito com a maioria dos fornecedores. Anonimamente muitos confirmam, mas temem se expor e serem vítimas de represálias. Não é para menos, o professor Aguinaldo Lourenço Filho, profissional que obteve média 9.6 nas avaliações nos últimos dez anos, foi afastado sumariamente da Secretaria por discordar de ações de Orro. Foi acusado injustamente de me entregar informações internas.

Existem vários relatos de servidores que foram exonerados apenas por não concordarem com excessos de contratações e produtividade pífia. Tenho a lista em meu poder. Evidente que pessoas demitidas jamais estão satisfeitas. O que perturba – e clama por uma reflexão – é a constância em desabafos semelhantes.

Duas testemunhas, na presença de um vereador que, por enquanto, prefere se manter no anonimato, asseveram ter conhecimento de vários casos em que um só fornecedor entregou três orçamentos e, também, da prática de realizar serviços para só depois agilizar o processo de licitação.

Por enquanto tudo está na base de muita fumaça e pouco fogo. Um bom momento para arrumar a casa e recompor atuações. Quando indícios negativos se transformam em labaredas, haja bombeiro capaz de apagar. O caso Palocci demonstra essa tese. O que é apenas um fósforo riscado se transforma em chumbo pesado na refrega eleitoral.

Rosenwal Ferreira é Jornalista e Publicitário

Twitter: @rosenwalf

2 comentários:

  1. Olá Rosanval, eu sempre votava no Vereador Fábio Tokarski, porque eu considerava ele um bom estilingue, no entanto, agora sobre a denúncia do Parque Mutirama o tokarski e o PCdoB, viraram vibraças.

    Com isso Tokarki esta fazendo questão de não aperecer para dar explicações e não quiz comentar os fatos envolvendo o seu partido. Talvez o vereador esta comedo de ser derrotado nas urnas nas próximas eleições. Mais pode ter certeza Fábio Tokarski, o povo não vai esquecer dos escandalos envolvendo o seu partido, dando como resposta a reprovação nas urna. E eu serei um deles. Tokarski, Luiz carlos Orro e PCdoB, nunca mais

    ResponderExcluir
  2. Olá Rosenval, parabéns pela suas palavras lúcidas, e que vaz nos refletir sobre a atuação do secretário de esporte da prefeitura de Goiânia e do seu oportunista partido (PCdoB).

    Outra questão que vale ressaltar que o partido do Secretário, até pouco tempo atrás vivia arrotando por todos os cantos, como sendo éticos, e defensores do povo, no entanto não é isso que estamos vendo.

    Outro fato que nos leva a indignar, é que partido do secretário nas últimas eleições teve um dos seus principais lideres (Fábio Tokarski), o diploma de suplente de deputado federal cassado, por ter captação inlícita de recursos durante a campanha eleitoral, e agora, esta vergonhasa licitação, para a compra da Montanha Russa, no parque mutirama.

    Esperamos que o Prefeito de Goiânia, tome providências em afastar da prefeitura, o secretário e demais membros do PCdoB, o mais rápido possível, como resposta a sociedade que esta cansada de tanta falta de vergonha e inresponsabilidades com a administração pública, principalmente, por parte de quem se dizia estar do lado do povo, e que a história prova o contrário, a exemplo do PCdoB.

    ResponderExcluir