Seguidores

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Obrigado, Rosenwal!


"Obrigado, Rosenwal

O jornalista Rosenwal Ferreira explicita em seu comentário, de maneira nua e crua, o que verdadeiramente é a AMT e qual é o seu propósito para com os cidadãos goianienses. A truculência e a voracidade insaciável de arrecadação a qualquer custo parece ser uma bandeira de trabalho. Perante a AMT, “somos infratores contumazes e mentirosos, vez que sempre estamos errados e não nos é permitido questionar nada, sob pena de sermos acusados de desrespeito à autoridade. Será que intimidar pessoas de bem, explicar multas de maneira sorrateira e sem nenhum critério ético está correto? Eu nunca fui orientado por um agente de trânsito em situações como: semáforo sem energia, via interrompida, etc. Eu sempre me pergunto, para que serve a AMT? Sua ação em benefício do cidadão goianiense é pífia, inexpressiva, tardia e na maioria das vezes equivocada. Uma cidade do porte da nossa já merecia bem mais do que um amontoado de agentes arrecadadores de infrações de trânsito, que em sua imensa maioria são indevidas e inapropriadas. A Prefeitura de Goiânia deveria olhar com mais seriedade para a situação e criar políticas novas de conscientização, educação e respeito no trânsito de nossa Capital. Multas em excesso não trata nenhum benefício a não ser o de engordar o já obeso cofre municipal. Parabéns, Rosenwal, pela coragem, seriedade e sensatez em sua matéria. (José Maia, via e-mail)"

16 comentários:

  1. O cidadão não é mentiroso e nem desonesto. Acredito na palavra das pessoas. Foi assim que construí minha carreira de jornalista. Muitas vezes enfrentei covardes que através do poder tentaram impedir minhas palavras. Meus 40 anos de trabalho e o respeito que adquiri de uma cidade que não suporta mentiras mostram que a luta pela verdade, mesmo que em tempos sombrios, sempre prevalecerá.

    ResponderExcluir
  2. Mais um que deve ter feito alguma cagada no trânsito e achou um espaço pra reclamar...

    Andem corretamente que vão gostar da AMT

    ResponderExcluir
  3. Rosenwal
    Vou ficar de olho no programa hoje, pressiona lá pra acabar com essa maldita industria da multa, acabar com as multas fabricadas que são emitidas sem nenhum criterio e sem nenhuma prova, no mais amigo pode contar comigo, estarei sempre comentando pois gosto muito dos seus artigos e estou a sua disposição quando quiser discutir assuntos médicos, principalmente na minha area Pneumologia, qualquer dia desses vamos falar sobre tabagismo, tenho inclusive uma paciente grave que se dispôs a dar o depoimento dela sobre este mal que acomete grande parte do nosso povo e que poderia ser evitado.
    Um grande abraço e conte comigo sempre!

    ResponderExcluir
  4. NÃO sou AGENTE DE TRÂNSITO E DISCORDO TOTALMENTE DE VOCÊS INFRATORES. ANDEM NA LEI QUE IRÃO GOSTAR DA AMT.

    Estamos perdidos deste mundo de infratores contumaz que acham no poder de agredir o agente de trânsito e ainda têm apoio de falsos amigos.

    ResponderExcluir
  5. Infratores que não gostam da AMT e que ficam agredindo os agentes reflitam sobre o artigo ( a questão não é o curso e sim pessoas querendo burlar o sistema e achando que estão certas e vítimas:

    Chega de ser explorado pela indústria das multas. Não pague mais nada para o governo. Aprenda todos os segredos e falhas do sistema para não pagar mais multas e receber o dinheiro de todas as multas que você já pagou".

    Confesso que fiquei estarrecido com a forma com que as pessoas vêem tratando o assunto criando uma verdadeira indústria de venda de cursos de como livrar-se das multas, o que para mim é inconcebível, pois o problema não está na geração de multas mas nas pessoas que não possuem uma verdadeira cultura do dever.

    Enquanto não assumirmos a ética do dever e ficarmos procurando brechas na Lei para nos proteger dos erros que cometemos continuaremos a ser medíocres e a sociedade respondendo pelas mazelas de nossa falta de consciência.

    Se usarmos cinto de segurança, não furarmos sinal vermelho durante o dia (realmente durante a noite em alguns lugares é questão de sobrevivência), não dirigirmos alcoolizados, não ultrapassarmos a velocidade permitida nas avenidas e rodovias, sejam urbanas ou não, se não usarmos celular enquanto dirigimos, se respeitarmos o pedestre e assim por diante com certeza não haverá indústria de multas e a sociedade será mais feliz e a violência no trânsito não existirá e não ficaremos com aquele sorriso estampado no rosto dizendo: "enganei o governo novamente".

    Enquanto buscarmos brechas na lei para cobrir nossos próprios erros, nossas crianças continuarão morrendo no trânsito, nossos idosos (pai, mãe avô, avó) continuarão sofrendo pelos nossos erros e continuaremos culpando o governo por aquilo que cabe a cada um de nós realizar: FAZER ALGO PORQUE É BOM, FAZ BEM E É CORRETO.

    Enquanto buscarmos brechas na lei como vingança ao governo, enquanto ficarmos emitindo avisos a motoristas de que a polícia está próxima, como vingança ä própria polícia que está fazendo seu serviço, enquanto fazermos as coisas somente no momento em que formos obrigados nossos tios continuarão a morrer em nossos braços.

    Ao contrário do que a propaganda de vendas de cursos afirma, na realidade nossos motoristas, como não possuem uma cultura do Dever – fazer a coisa porque é correto e faz bem – tem-se que criar a cultura da obrigação, ou seja, tem-se que seguir o princípio de Pavlov: "para cada ação, uma reação", para cada multa gerada pela nossa falta de observância das leis do trânsito, com certeza a primeira reação será nosso bolso e assim, até chegarmos a uma cultura do Dever estaremos fazendo a coisa correta porque nosso bolso está diminuindo e as obrigações estão cada vez mais pesadas.


    Autor: Luiz Pedro (artigos.netsaber)

    ResponderExcluir
  6. Jornalistas de verdade são os radialistas da Interativa FM (José Luiz e companhia) nos programas "Papo Cabeça" e "Falando Sério". Todos que apóiam você Rosenwal, e você inclusive, deveriam ser honestos como eles que quando multados reconhecem a infração. Peçam uma cópia dos programas mais recentes que falam sobre a AMT e verão o quão vocês são minoria em Goiânia e o que a população justa e honesta pensa sobre nós agentes de trânsito.

    ResponderExcluir
  7. Douglas, os homens de bem, os condutores corretos adoram a AMT, mas infratores contumaz, sem educação, sem índole que nao reconhecem o erro são a minoria que caluniam,desrespeitam e aterrorizam os agentes de trânsito. O pior é que se acham no direito de escrever artigos - lamentável - vivem de ilusão !!

    ResponderExcluir
  8. Maria e Douglas,

    Ninguém odeia a AMT. A AMT é uma agência séria que tem a finalidade de corrigir os erros que motoristas cometem no trânsito. Isso é bom. O que é ruim são agentes que usam deste poder público para multar e cobrar propina em cima disso. Agentes que vestem o uniforme acreditando que estão vestindo a capa do Batman e se acham no direito de humilhar cidadãos de bem.

    ResponderExcluir
  9. A 1ª Câmara de Direito Civil do Tribunal de Justiça confirmou sentença da comarca de Canoinhas que condenou a Empresa Regional de Jornalismo Ltda. e Maurício Antônio Nascimento ao pagamento, solidário, de indenização por danos morais no valor de R$ 15 mil, a Eni José Voltolini. Foi determinado ainda que, após o trânsito em julgado, em veículo de comunicação idêntico, empresa e jornalista publiquem esta decisão como resultado das críticas a Voltolini.

    Segundo os autos, Voltolini teve seu nome vinculado a uma matéria que relatava seu passado político que, em razão dos cargos políticos que ocupou, goza de projeção nacional, e tanto mais junto à comunidade canoinhense. Porém, a matéria foi de cunho ofensivo, ferindo sua dignidade e decoro. Condenados em 1º grau, a empresa e o jornalista apelaram para o TJ com base, principalmente, na liberdade de expressão. Sustentaram, ainda, que o recurso interposto é deserto, uma vez que Voltolini não depositou o valor da condenação antes da interposição do recurso, conforme determina a Lei de Imprensa.

    A liberdade, em todos os campos da vida, é uma via de mão dupla, que deve observar o princípio básico da responsabilidade e da isenção. No caso, apesar de evidente dificuldade, há que se compatibilizar o direito individual à dignidade e à honra, com a liberdade de comunicação, que não é absoluta e encontra seus limites na informação responsável e fidedigna, cujo objetivo é dar aos informados conhecimento dos fatos e atos que interessem ao núcleo social, afirmou o relator do processo, desembargador Joel Dias Figueira Júnior. A decisão foi unânime. (Apelação Cível n. 2006.020083-5)

    ResponderExcluir
  10. Cláudio, cite os nomes dos agentes que cobram propinas. Trabalho na AMT como Agente de Trânsito e tenho orgulho disso. Prezo a educação em primeiro lugar. Me relaciono bem com todos os Agentes e tenho amizade com muitos. Agora se você me provar apresentando o nome de um que seja, excluirei-o da minha roda de amigos, pois de pessoas assim, eu quero distância.

    ResponderExcluir
  11. Estava triste com tudo q estava acontecendo com a imagem da AMT e seus Agentes.....
    mesmo sem ainda tomar posse já sinto como se fizesse já parte da instituição....
    mas depois do programa de ontem.... fiquei mais animada e feliz.... de ver as opiniões de todos q participaram no debate....
    ficou evidente a seriedade dos orgãos por meio das palavras do Miguel Thiago, do Engenheiro e da Agente Rodriana....
    Com transparencia, palavras claras e objetiva conseguiram transmitir a valorização da pessoa do Agente e sua Profissão....
    obrigada por representarem a categoria apesar de ainda não estar incorporada a ela.....
    parabéns pelas colocações objetivas..... e estar caminhando sempre ao lado valorizando o agente de transito.
    Apesar dos poucos problemas com a minoria de agentes q o Sr. Miguel tem enfrentado, ainda continua a defende-los com honra e dignidade....
    admirável conduta....

    ResponderExcluir
  12. O Rosenwal no programa só leu os mesmos tipos de e-mails ( multa injusta - se é que existe e alguns xingamentos MERECIDOS). Tiveram vários e-mails contra o Rosenwal,mas ele limitou aos e-mails que o agradavam - lamentável . Infelizmente, não tem como dar credibilidade a este tipo de jornalista.

    ResponderExcluir
  13. Amigos, tal assunto como disse ontem em meu programa, é tema para mais de horas de debate, portanto responderei todas as mensagens a respeito com apenas esta. Ontem em meu programa Opinião em Debate na TBC Cultura juntamente com o Presidente Miguel Tiago a agente de trânsito Rodriana Estrela e também o Engenheiro de Tráfego Sérgio Fernando discutimos bastante o assunto e para aqueles que acompanharam puderam observar quais as minhas intenções, pois as deixei muito transparentes. Agradeço aos bravos e honestos agentes da AMT que vão todos os dias as ruas com a árdua tarefa de arriscarem suas vidas para que o goianiense entenda e respeite as leis de trânsito. Repito que nunca fui contra nenhum órgão público. Ao contrário, sou sempre favorável do Governo caminhar lado a lado com o cidadão. O que desencadeou minhas palavras foram os lobos que se escondem em baixo de uma acolhedora pele de cordeiro para prejudicar pessoas de bem. Para finalizar, deixo um grande abraço a todos que concordaram ou não com minhas palavras e convidá-los para que possamos encontrar juntos uma solução criativa e eficaz para o trânsito de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  14. Rosenwal faz as besteiras e depois fica com medo de retaliação - SEJA HOMEM - está com medo de quê ? QUEM NÃO DEVE NÃO TEME !! Se tivesse certo não estaria preocupado,mas agrediu os agentes INJUSTAMENTE e vem com esta estória - ASSUMA SEUS ERROS e pare de inventar mentiras( dossiê,arrogância )faça uma acariação ao vivo para a sociedade conhecer quem é você .

    Os xingamentos que leu no programa foram CÓPIAS DOS SEUS,pois foi vc que escreveu em seu ARTIGO, esqueceu ?? RELEIA SEUS ARTIGOS E VERÁ QUE NÃO TEM NADA DE DIFERENTE.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Rosenval, ontem você no seu programa, me pareceu mais sensato, acho que uma conversa olho no olho esclarece mais do que um artigo sem que tenha o direito de resposta. Vi você apresentar muitos email de pessoas descontentes e que foram autuadas injustamente, mas como o presidente disse, as denúncias não chegam ao quem tem competência de apurá-las, e isso não seria difícil ,porque se há alguém fazendo algo errado, basta apurar essas infrações 'injustas' e ver quem as está confeccionando, como afirmou que tem uma minoria corrupta, acredito que esses autos recairão sobre os mesmos.
    Eu defendo que se tenha mecanismo de corrigir distorções como acorre na policia e em outros órgãos, porque não sou utópico de achar que 100% desses profissionais são corretos, mas tem que se apurar quem são os incorretos e puni-los sem generalizar os adjetivos pejorativos que tenho visto nesses artigos.
    ontem o presidente disse que a decisão de autuar por parte do agente é discricionárias- no exemplo do Sr que estacionou sobre a calçada e disse que quase quebrou a Karl do agente- mas a legislação, no meu entender, contraria aposição dele.

    “A lavratura do AIT é um ato vinculado na forma da Lei, não havendo
    discricionariedade com relação a sua lavratura, conforme dispõe o artigo 280 do CTB”
    RES. 371.

    sem querer ser deselegante, mas sugiro que o Senhor leia para que tenhamos um debate de alto nível sem conflito pessoal.

    ResponderExcluir